Passar para o conteúdo principal
x

Barcelona adopta Linux e Software Livre!

A cidade de Barcelona vai abandonar a Microsoft e vai adoptar Linux e software livre!
A administração da cidade de Barcelona preparou um plano para migrar o seu sistema actual da Microsoft e todo o software proprietário para o Linux e software Livre!!!

O El País, num artigo, informou que a cidade de Barcelona está em processo de migração do seu sistema informático para tecnologias Open Source!!!

De acordo com o relatório de notícias, a cidade de Barcelona planeia primeiro substituir todas as suas aplicações de utilizador por aplicações alternativas de código aberto. Isso continuará até que não exista qualquer software proprietário em execução no windows, o qual será posteriormente substituído por uma distribuição Linux. 

Esta transição deverá estar concluída até à primavera de 2019!

A cidade planeia que cerca de 70% do seu orçamento de software seja investido em software de código aberto durante o próximo ano. Este período de transição, de acordo com Francesca Bria (Comissária de Tecnologia e Inovação Digital na Câmara Municipal) será concluído antes do mandato dos administradores actuais terminar, ou seja no fim da Primavera de 2019.

barcelona-city-animated-800x450.jpg

Migração visa ajudar o talento de TI local
Para que isso seja realizado, a cidade de Barcelona irá iniciar projectos de TI para pequenas e médias empresas locais, neste processo irão envolver 65 novos programadores para criar software específico às suas necessidades, sendo que um dos principais projectos previstos é o desenvolvimento de um mercado digital - uma plataforma on-line - em que as pequenas empresas usarão para participar em concursos públicos.

Ubuntu é a escolha para distribuições Linux
A distribuição do Linux a ser usada poderá ser o Ubuntu, já que a cidade já tem um projecto piloto de 1000 computadores baseados em Ubuntu. A noticia também revela que o cliente de correio do Outlook e o Exchange Server serão substituídos por Open-Xchange, o Firefox e o LibreOffice substituirão o Edge/Internet Explorer e  o Microsoft Office.

Barcelona adere assim à campanha europeia "Dinheiro público, código público"
É uma iniciativa da Free Software Foundation Europeia e vem depois de uma carta aberta que defende que o software financiado publicamente deve ser gratuito. Esta iniciativa é apoiada por mais de 15.000 pessoas e mais de 100 organizações.

O dinheiro é sempre um fator
O movimento do Windows para o software Open Source de acordo com a Bria promove a reutilização no sentido em que os programas desenvolvidos possam ser implantados em outros municípios da Espanha ou de outras partes do mundo. Obviamente, a migração também visa evitar grandes gastos em software proprietário.


A meu vêr esta é uma noticia muito boa para o Linux, Software livre e toda a sua comunidade, uma vez que no ano passado tivemos a má noticia que a cidade de Munique vai inverter o seu processo de software livre para software proprietário.

Será que outras cidades Europeias poderão seguir Barcelona e aderir à campanha Europeia? Espero sinceramente que sim!!!

 

Espero que este artigo lhe tenha sido útil!

Até à próxima!

Deixem ficar os vossos comentários e sugestões!


Detectou algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a esse artigo? Colabore, clique aqui e ajude a melhorar o conteúdo.