Passar para o conteúdo principal
x

GNOME sem barras de titulo?

A comunidade do GNOME pretende acabar com as barras de título a todo custo!!!

Uma das principais questões levantadas ao longo do tempo sobre o GNOME Shell é a grande quantidade de espaço perdido na parte superior, uma vez que a barra grossa das aplicações é adicionada à barra do ambiente. Como resultado, o segundo componente tem pouca utilidade e serve apenas incorporar na maioria dos casos apenas os botões de maximizar, minimizar e fechar.

Os analistas do GNOME tentaram assim pôr um ponto final nesse assunto através das "barras de cabeçalho", que basicamente são a conversão da barra de título num tipo de barra com opções. Essas "barras de cabeçalho" são "Customer Side Decorations" (CSD) e, de acordo com Tobias Bernard, analista do projecto GNOME, elas constituem "um padrão novo e mais flexível que permite colocar objectos e outros elementos de interface do utilizador na mesma barra". São as mesmas aplicações que colocam os elementos na barra em vez do servidor gráfico, oferecendo assim uma melhor integração.

CSD-aplicado-a-GNOME-Builder-768x486.jpg

Obviamente, é relativamente fácil adaptar as aplicações do GNOME a este novo paradigma, no entanto, é mais complicado convencer outros a fazer este salto, principalmente se usarem GTK + 2 ou Qt.

Actualmente, há maneiras de ocultar a barra de título, mas em certos casos será mesmo impossível "escondê-los", assim foi criada a Iniciativa CSD, que visa incentivar os programadores a deixar as barras de títulos em favor da CSD. 

Os programadores do ambiente de trabalho tentam ser realistas e reconhecem que aplicações como o Blender ou Telegram Desktop nunca parecerão nativos do GNOME, mas para esses casos, Tobias Bernard recomenda prioritizar a funcionalidade sobre a consistência visual!

Um exemplo do que a comunidade do GNOME está tentando fazer é o que pode ser visto de seguida

Como-se-ve-actualmente-Telegram-Desktop-sobre-GNOME-Shell-768x161.png

 

Como-sera-Telegram-Desktop-sobre-GNOME-Shell-768x125.png


 

 

Espero que este artigo lhe tenha sido útil!

Até à próxima!

Deixem ficar os vossos comentários e sugestões!


Detectou algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a esse artigo? Colabore, clique aqui e ajude a melhorar o conteúdo.