Passar para o conteúdo principal
x

Melhores editores de imagem para Linux

A maioria das pessoas não pensa no Linux como uma optima plataforma para edição de imagens e arte digital, ainda que a Adobe nunca tenha portado nenhuma aplicação do seu "Creative Suite" para Linux, o sistema contem enumeras aplicações capazes de criar obras de arte digitais como poderá constatar de seguida.Na sequência do artigo de "Melhores editores de vídeos para Linux" deixo ficar uma lista de ferramentas da minha preferência que fornecem aos artistas e fotógrafos fortes alternativas de código aberto, gratuitas e muito bem documentadas existentes no Linux.

Fiz esta lista por ordem da minha preferência na utilização das respectivas aplicações e assim esta lista representa apenas a minha preferência e não é baseada e nenhuma estatística real.


1. GIMP

photo_gimp.jpg

O GIMP tem sido a solução por defeito para edição de fotos no Linux. É um programa de manipulação de imagens multi-propósito que pretende ser equivalente ao Photoshop.

GIMP ainda não é o Photoshop. Alguns profissionais podem achar o GIMP um pouco limitado, mas muitos desses profissionais muito provavelmente encontram no GIMP uma solução menos complicada para a execução de muitos trabalhos. Provavelmente, nem todos profissionais utilizaram todas as capacidades do Photoshop e o GIMP poderá ser uma alternativa muito válida.

O GIMP é uma optima opção para edição e manipulação de fotos. Tem muitas opções para esculpir, alterar e reorganizar uma imagem.

GIMP é extensível com o Python. Poderá encontrar scripts on-line, ou poderá escrever o seu próprio. Esse potencial de script traz novos níveis de controle aos utilizadores avançados do GIMP.

Quando se trata de formatos de arquivo, o GIMP pode lidar com quase tudo. É totalmente capaz de trabalhar com arquivos PSD do Photoshop, e pode exportar para todos os principais formatos de imagem.

 

 

2.Inkscape

inkscape.png

Inkscape é um software livre para edição eletrônica de imagens e documentos vetoriais que é excelente para criar gráficos e logotipos. Utiliza o método vetorial, ou seja, gera imagens a partir de um caminho de pontos definindo suas coordenadas, de forma transparente ao utilizador. Imagens vetoriais são, geralmente, mais leves e não perdem a qualidade ao sofrer transformações, como redimensionamento ou rotação, em oposição aos desenhos bitmap.

Este software trabalha nativamente formato SVG (Scalar Vectorial Graphics), um formato aberto de imagens vetoriais, definido pela W3C, organização definidora de padrões criados por Tim Berners Lee, o pai da moderna Internet. O SVG é uma subdefinição (DTD) da linguagem XML.

A aplicação também exporta para PNG, importa vários formatos como por exemplo: TIFF, GIF, JPG, AI, PDF, PS, entre outros. Poderá também gravar os seus documentos em qualquer um dos formatos que ele importa, além do SVG que é o seu formato padrão.

É uma excelente alternativa ao Adobe Ilustrator e Corel Draw!

 

3.Krita

Krita_1.jpg

Krita é uma aplicação para imagens criativas.

Poderá trabalhar com fotos ou imagens digitalizadas, ou começar com uma "folha" em branco.

Krita é diferente de outros programas de design gráfico. Possui mecanismos, como os pinceis do GIMP, outros que oferecem uma simulação sofisticada de pincéis reais, mistura de cores e deformações de imagem. Além disso, a Krita possui suporte total para tablets gráficos, incluindo recursos como pressão, inclinação e taxa, tornando a opção ideal para artistas.

Existem ferramentas fáceis de usar para desenhar linhas, elipses e rectângulos, e a ferramenta para desenho à mão livre, suportada por "assistentes de desenho" ​​que o ajudam a desenhar outras formas.

O Krita faz parte do Calligra Suite.

 

4.Pinta

Pinta_1.jpeg

Pinta é um programa de desenho ou edição fácil de usar.Desenhado para utilizadores casuais.

Alguns dos seus recursos incluem o nível Auto, Preto e Branco, Sepia, Borrão de movimento, Glow, Warp e efeitos semelhantes.

Ele também suporta múltiplas camadas, desdobramento e refazer ilimitados, ferramentas de desenho como Pincel, Lápis e formas.

Pinta é incrível para aqueles que procuram um aplicativo simples, leve e ótimo.

 

Espero que este artigo lhe tenha sido útil!

Até à próxima!

Deixem ficar os vossos comentários e sugestões!


Detectou algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a esse artigo? Colabore, clique aqui e ajude a melhorar o conteúdo.