Passar para o conteúdo principal
x
Barcelona adopta Linux e Software Livre!

A cidade de Barcelona vai abandonar a Microsoft e vai adoptar Linux e software livre!
A administração da cidade de Barcelona preparou um plano para migrar o seu sistema actual da Microsoft e todo o software proprietário para o Linux e software Livre!!!

O El País, num artigo, informou que a cidade de Barcelona está em processo de migração do seu sistema informático para tecnologias Open Source!!!

Quanto vai custar a migração para Windows em Munique?

A cidade de Munique prepara-se para desperdiçar mais de 100 milhões de euros, na migração do LiMux para Windows revertendo um processo de 15 anos que substituiu o software proprietário por software de código aberto!
Em 2003 votaram para migrar para uma versão personalizada do Ubuntu Linux chamado LiMux e personalizar documentos digitais para serem compatíveis com o LibreOffice. 

Amazon Linux 2 is ‘Enterprise Friendly’

Quando pensamos em Amazon e Linux, provavelmente pensa na "nuvem" e, mais especificamente, na Amazon Web Services (AWS), mas o gigante não quer ficar só pelo comércio electrónico e anunciou recentemente a próxima versão da sua própria distribuição Linux, o Amazon Linux 2. (Veja aqui o anuncio)

Este lançamento está a entusiasmar diversos especialistas de Linux... 

KDE Plasma 5.13 - Melhor Integração Navegador-Desktop

Enquanto muitos aguardam com impaciência o lançamento do ambiente de trabalho KDE Plasma 5.12 LTS, a comunidade KDE anunciou algumas funcionalidades da nova versão do KDE Plasma 5.13.

Estou mesmo a falar do KDE Plasma 5.13! No final do mês de Janeiro de 2018 está prevista o lançamento do KDE Plasma 5.12 LTS, mas já se fala da próxima versão que se espera estar disponivél a 12 de Junho de 2018 e ao que parece traz melhor integração do navegador da web, permitindo aos utilizadores controlar e visualizar diversos aspectos do seu navegador da Web, como reprodução, downloads e guias.

Jogar no Linux

Estacione seu gamepad por uns segundos, fique confortável, pegue num copo com algo "socialmente aceitável", porque foi um ano fantástico para os fãs de jogos no Linux!!! Os jogos para Linux nunca estiveram com tanta saúde... Actualmente a Steam para Linux contém mais de 4.000 jogos disponíveis!

Esta lista apresenta jogos que certamente já deve ter ouvido falar, não estão ordenados por qualquer tipo de preferência, mas são alguns dos títulos que me mantiveram "ocupado" ao longo do ano de 2017, limitei a estes títulos para a lista não ficar demasiada extensa.

Distros Linux que inesperadamente desapareceram

Algo sobre o Linux é que qualquer um pode modelá-lo à sua maneira, isso levou a muitos utilizadores e equipas a criar suas próprias distribuições personalizadas.

Uma vez que não existe uma organização de pleno direito por trás deles, alguns deles não são capazes de sustentar o desenvolvimento. Isso pode levar à descontinuação do projecto. Vamos então espreitar algumas distribuições que que desapareceram inesperadamente.

Fuduntu

Ubuntu 17.10 pode Corromper a BIOS de alguns Lenovo

 

Para já não instale o Ubuntu num Lenovo! Aguarde até que a Solução esteja disponivél!

Não sendo um problema de segurança é concerteza um problema critico. De acordo com os relatórios de bugs do Launchpad, o rastreador oficial de bugs do Ubuntu, instalando o Ubuntu 17.10, "pode" inadvertidamente corromper a BIOS numa série de portáteis Lenovo, e até um Toshiba.

Os modelos identificados até ao momento são:

Melhores editores de imagem para Linux

A maioria das pessoas não pensa no Linux como uma optima plataforma para edição de imagens e arte digital, ainda que a Adobe nunca tenha portado nenhuma aplicação do seu "Creative Suite" para Linux, o sistema contem enumeras aplicações capazes de criar obras de arte digitais como poderá constatar de seguida.Na sequência do artigo de "Melhores editores de vídeos para Linux" deixo ficar uma lista de ferramentas da minha preferência que fornecem aos artistas e fotógrafos fortes alternativas de

Melhores editores de vídeos para Linux.

Já falei diversas vezes sobre os utilizadores abandonarem o Linux pois não encontram os Softwares que normalmente conhecem no Windows ou Mac, por isso reuni uma lista de alguns dos melhores editores de vídeos para Linux gratuitos como alternativa aos mais conhecidos como o Adobe Premiere ou Sony Vegas.

Fiz esta lista por ordem da minha preferência na utilização das respectivas aplicações e assim esta lista representa apenas a minha preferência e não é baseada e nenhuma estatística real.

 

Clam AntiVirus Linux Live CD

Uma nova versão do Clam AV está disponivel juntamente com a nova versão do 4MLinux 24.0

Sempre que uma nova versão do 4MLinux é disponibilizada, o Clam Antivirus Live CD é também actualizado com as últimas tecnologias. Assim, o Clam Antivirus Live CD 24.0-0.99.2 é baseado em 4MLinux 24.0 e ClamAV 0.99.2 kit.

"O Clam Antivirus Live CD é uma variação do 4MLinux oficial, incluindo o scanner ClamAV que foi desenvolvido para utilizadores que precisam de um live CD leve, que os ajudará a proteger os seus computadores contra vírus e outras ameaças".

Subscribe to Linux