Passar para o conteúdo principal
x
  • linux_quem_tem_modo_do_terminal.jpg
    Terminal de Comando Linux

    Depois de ter uma noção do enorme potencial dos sistemas baseados em Unix, poderá estar ansioso para experimentá-lo por si mesmo... no entanto, pode ser difícil saber por onde começar.

    Os sistemas em unix ou nele baseados, englobam o Linux em diversas distribuições (Debian, Ubuntu, Fedora, Suse, Read Hat, etc), BSD com o mais conhecido FreeBSD e NetBSD, o Solaris, o HP-UX, o AIX da IBM, e o próprio MacOS da Apple entre outros.

  • linux_link_agregation.jpg
    Configurar "Link aggregation" em Debian

    Sempre que se instala um servidor com pelo menos duas placas de rede podemos fazer agregação do sinal de rede para balancear a carga entre cada placa de rede.

    A agregação de sinal é uma técnica usada para a combinação de pelo menos dois canais rede em paralelo para produzir um único canal de maior velocidade e/ou aumentar a disponibilidade e redundância desse canal.

  • remote_desktop_linux
    Aceder a um servidor linux remotamente? Terminal? GUI?

    Existem algumas formas bastante simples de aceder remotamente ao linux.
    A mais comum deverá ser a linha de terminal pelo ssh (secure shell) e para isso basta que o servidor possua o serviço ssh activo.
    Ou então no modo gráfico... (GUI) Mais apelativo certamente para algumas tarefas... e é especialmente útil quando existem aplicações cuja instalação de software tem de ser forçosamente executada em ambiente gráfico.

     
    Vamos vêr as duas opções começando pela mais simples...

  • java_install_linux
    Instalar Java 9 da Oracle em Debian, Ubuntu, Mint, e outros derivados

    Fiz este pequeno guia para ajudar a instalar o Java da Oracle (JDK) 6, 7, 8 ou 9 no Debian ou outra qualquer distribuição nele baseado via PPA.

    Existe um PPA (Personal Package Archive) mantido em webupd8.org que é um blog popular de Ubuntu, e que disponibiliza, para download, as mais recentes versões do JDK da Oracle para instalação.

     

    A instalação pode ser realizada em modo gráfico ou num modo mais tradicional com o terminal de comandos.