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  • Pega2-CubicIDE_vs_FPC.png
    INTRODUÇÃO À LINGUAGEM PASCAL

    Olá a todos novamente!

    Neste tutorial iremos começar a fazer o nosso primeiro programa! Quanto a linguagem... bem vamos utilizar o Pascal.

    Porquê Pascal? 

    Porque eu considero que é a melhor escolha para o ensino da programação, por ter uma sintaxe clara e fácil de ser entendida. Eu estudei pascal à mais de 20 anos, e utilizei nessa altura o Turbo Pascal...

     

  • Figura-1-Fluxograma-para-determinar-o-valor-de-X.jpg
    Algoritmia-Técnicas e Linguagens de Programação-IV

    Para terminar esta sequência do tutorial de algoritmia, ficam alguns exercícios para que possam "treinar" o que foi descrito nos capítulos anteriores

    Espero que tenham gostado e que tirem proveito do material que aqui disponibilizei!

    Exercício 1: Elabore o fluxograma a partir do algoritmo acima.

    Alterando operador da soma, podemos realizar todas as operações matemáticas.

    Por exemplo uma calculadora simples

    Algoritmo calculadora

    Inteiro: numero1, numero2, resultado;

  • Figura-1-Fluxograma-para-determinar-o-valor-de-X.jpg
    Algoritmia-Técnicas e Linguagens de Programação - III

    Tipos de Dados

    Existem de grosso modo 5 grandes tipos de dados.

     

    Variáveis

    Define um valor que pode ser alterado as vezes necessárias durante os seu ciclo de vida.

    As variáveis são o elemento básico de processamento. A sua declaração permite definir que tipo de informação irão conter.

    A declaração de variaveis segue as seguintes regras:

  • algorimia
    Algoritmia-Técnicas e Linguagens de Programação - II

    LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO = SÍMBOLOS + REGRAS DE SINTAXE

    Uma linguagem de programação é uma notação formal para descrição de algoritmos que serão executados pelo computador. Como todas as notações formais, uma linguagem de programação tem dois componentes: Sintaxe e Semântica. A sintaxe consiste em um conjunto de regras formais, que especificam a composição de programas a partir de letras, dígitos, e outros símbolos.

  • Figura-1-Fluxograma-para-determinar-o-valor-de-X.jpg
    Algoritmia - Técnicas e Linguagens de Programação - I

    Olá!

    Para inaugurar esta secção de "tutoriais" nada melhor do que começar com a Algoritmia...

    Elaborei este pequeno manual introdutório para que muito utilizadores que tenham interesse em iniciar programação possam, de uma forma simples, obter alguma informação que por vezes passa despercebida.

     

    Objectivos
    Familiarizar os alunos com os conceitos e a terminologia associados à Informática
    Programar com clareza usando a metodologia da Programação Estruturada