Passar para o conteúdo principal
x

A adoção de SaaS supera a capacidade das empresas em protegê-lo!!!

"Jovens", como sabem já falei diversas vezes sobre a segurança e sobre a problemática da protecção de dados e hoje trago-vos mais um artigo que foca especialmente este assunto! Recentemente deparei-me com este relatório da iBoss.

À medida que a taxa de adoção de serviços na nuvem e especialmente de SaaS  (software as a service) aumenta nos negócios, as equipas de TI preocupam-se principalmente com privacidade de dados, mas 64% dos administradores acreditam que a adoção de SaaS da sua organização supera a capacidade de protegê-la!!! E isto para mim é preocupante!!! Nos primeiros tempos do SaaS, a segurança era uma das principais preocupações que limitavam a adoção porque o modelo de entrega SaaS era relativamente novo, e as empresas não se  sentiam confortáveis em armazenar dados confidenciais fora de suas próprias medidas de segurança...

cloud.png

Naturalmente, há muitos fornecedores de serviços comprometidos com a segurança e com a segurança dos dados de seus clientes, com as novas regras de proteção de dados RGPD (Regulamento Geral de Protecção de Dados), significa que eles podem ser parcialmente responsáveis ​​por quaisquer violações.

Um bom fornecedor será transparente nas suas práticas de segurança e poderá demonstrar várias camadas de segurança para proteger os dados do cliente. Isso pode incluir a segurança do site físico do data center, bem como a segurança de aplicações e bases de dados, onde as defesas são essenciais para o processo de utilização e desenvolvimento do software.

Mas embora o modelo SaaS tenha amadurecido e até agora provado ser estável e "seguro", é fácil perceber porque ainda existem preocupações sobre o modelo.

"Embora essas preocupações não sejam infundadas, elas também não são totalmente legítimas", argumentou o CEO da iboss, Paul Martini, analisando as conclusões do relatório. "Há uma variedade de tipos de nuvem e modelos de entrega que tanto os leigos quanto os profissionais de tecnologia não conhecem..."

No relatório três quartos dos administradores, cerca de 66% dos entrevistados, informaram à iboss que os dados da sua organização eram mais seguros quando se usavam aplicações locais e específicas, em vez de uma solução SaaS. A razão mais provável para isso é porque eles sentem que seus dados são menos seguros quando usam uma solução SaaS, porque essas soluções armazenam seus dados em servidores compartilhados. Um quarto também considerou que a segurança não era uma prioridade para os fornecedores de soluções SaaS...

Este relatório confirma o que tenho dito por diversas vezes, ou seja, ainda há um longo caminho a percorrer para que as aplicações sejam "mais" seguras, mas como também já falei a segurança nunca será totalmente adquirida, nunca será 100% impenetrável...

 

Espero que este artigo lhe tenha sido útil!

Até à próxima!

Deixem ficar os vossos comentários e sugestões!


Detectou algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a esse artigo? Colabore, clique aqui e ajude a melhorar o conteúdo.