Passar para o conteúdo principal
x
Figura-1-Fluxograma-para-determinar-o-valor-de-X.jpg

Para terminar esta sequência do tutorial de algoritmia, ficam alguns exercícios para que possam "treinar" o que foi descrito nos capítulos anteriores

Espero que tenham gostado e que tirem proveito do material que aqui disponibilizei!

Exercício 1: Elabore o fluxograma a partir do algoritmo acima.

Alterando operador da soma, podemos realizar todas as operações matemáticas.

Por exemplo uma calculadora simples

Algoritmo calculadora

Inteiro: numero1, numero2, resultado;

Caracter:operador

Inicio

Escrever(“Introduza um numero:”);

Ler(numero1);

Escrever(“Introduza o segundo numero:”);

               Ler(numero2);

 

Escrever(“Introduza a Operação a executar:”);

               Ler(operador);

 

               Escolher(operador)

                               Caso “+”

                                               resultado <- (numero1 + numero2) ;

                               Caso “-“

                                               resultado <- (numero1 - numero2) ;

                               Caso “*”

                                               resultado <- (numero1 * numero2) ;

                               Caso “/”

                                               Se (numero2=0) então

                                                              Escrever(“Erro! Não é possivel a divisão por zero!”) ;

                                               senão

                                                              resultado <- (numero1 / numero2) ;

               Fim Escolher

               Escrever(“O Resultado da Operação é ” & resultado);

Fim

Fim Algoritmo

 

Exercício 2: Elabore o fluxograma a partir do algoritmo acima.

Exercício 3: Elabore um algoritmo a partir do seguinte fluxograma

Algoritmia_11.jpg

Exercício 4:  Elabore um algoritmo e o respectivo fluxograma que permita a execução do câmbio entre moedas.

(Deve ser solicitado ao utilizador qual o valor monetário a utilizar e qual o respective cambio, suponde que estamos a cambiar Euro para dólar)

Exercício 5:  Elabore um algoritmo e o respectivo fluxograma para determinar se o numero introduzido é ou não negativo.

Exercício 6: Elabore um algoritmo e o respectivo fluxograma que leia uma temperatura em graus Celsius e apresente-a convertida em graus Fahrenheit. A fórmula de conversão é: F = (9 * C + 160) / 5, na qual F é a temperatura em Fahrenheit e C é a temperatura em Celsius;

Exercício 7 Elabore um algoritmo e o respectivo fluxograma que leia dois valores para as variáveis A e B e efetue a troca dos valores de forma que a variável A passe a possuir o valor da variável B e a variável B passe a possuir o valor da variável A. Apresente os valores trocados.

Exercício 8: Elabore um algoritmo e o respectivo fluxograma que leia quatro números e apresente os resultados de adição e multiplicação dos valores entre si, baseando-se na utilização da propriedade distributiva, ou seja, se forem lidas as variáveis A, B, C e D, devem ser somadas e multiplicadas A com B, A com C e A com D; B com C, B com D e por último C com D. 

Exercício 9: Elabore um algoritmo e o respectivo fluxograma que leia dois valores inteiros (A e B) e apresente o resultado do quadrado da soma dos valores lidos.

Exercício 10: Elabore um algoritmo e o respectivo fluxograma que leia dois valores inteiros (A e B) e apresente o resultado da soma do quadrado de cada valor lido.

Exercício 11: Elabore um algoritmo e o respectivo fluxograma que leia 3 números inteiros distintos e escreva o menor deles.

Exercício 12: Elabore um algoritmo e o respectivo fluxograma que tome como entradas três valores distintos e os apresente em ordem crescente (menor para o maior).

Exercício 13: Elabore um algoritmo e o respectivo fluxograma que calcule a média aritmética das três notas de um aluno e mostre, além do valor da média, uma mensagem de "Aprovado", caso a média seja igual ou superior a 10; a mensagem “em prova final” caso a média seja menor que 10 e maior ou igual a 9; e "reprovado", caso contrário.

Exercício 14: Elabore um algoritmo e o respectivo fluxograma que leia a primeira letra do estado civil de uma pessoa e mostre uma mensagem com a sua descrição (Solteiro, Casado, Viúvo, Divorciado, etc). Mostre uma mensagem de erro, se necessário.

Exercício 15: Elabore um algoritmo e o respectivo fluxograma que leia um número inteiro de 1 a 7 e informe o dia da semana correspondente, sendo domingo o dia de número 1.

Mostre uma mensagem de erro, se necessário.

Exercício 16: Elabore um algoritmo e o respectivo fluxograma que peça 10 números inteiros e presente: a média, o maior e o menor.

Exercício 17: Elabore um algoritmo e o respectivo fluxograma peça 10 números inteiros não superiores a 100 e apresente: a média, o maior e o menor.

Exercício 18: corrija, complete e melhore o algoritmo. Desenvolva também o fluxograma.

Escreva("Fez a Lista de Exercícios de Algoritmos")

Se (aluno_diz = "não fiz a lista") Entao

Escreva ("  Nota 0 - REPROVADO")

Senao

Escreva ("  POSITIVA !!!")

FimSe

Exercício 19: Considere uma máquina que permite apenas três operações, ligar, desligar e furar. O algoritmo deve permiter modelar o funcionamento da respectiva máquina. Aquando da digitação das letras: ’L’, ’D’ e ’F’, deve executar o respective output : Ligar, Desligar e Furar. No caso da letra digitada ser outra é apresentada uma mensagem de erro. Elabore dois algoritmos e o respectivo fluxograma, sendo que num dos algoritmos deve utilizar a estrutura de decisão caso e no outro a estrutura se.

Exercício 20: Elabore um algoritmo e o respectivo fluxograma que permita ler as notas de um aluno às disciplinas de Matemática, Português, Inglês e Geografia e calcular a média. Em função da média mostra uma mensagem com o conteúdo "Aprovado" ou "Reprovado". Consideram-se notas positivas as notas iguais ou superiores a 9,5.

Exercício 21: Elabore um algoritmo e o respectivo fluxograma que permita Classificar um triângulo quanto aos lados, sendo que um triângulo com todos lados iguais é designado Equilátero, com todos os lados diferentes entre si é designado Es- caleno e caso tenha apenas dois lados iguais entre si, designa-se Isósceles.

Exercício 22: Elabore um algoritmo e o respectivo fluxograma que que leia uma temperatura em graus Celsius e apresente-a convertida em graus Fahrenheit. A fórmula de conversão é: F = (9 * C + 160) / 5,

na qual F é a temperatura em Fahrenheit e C é a temperatura em Celsius;

Exercício 23: Elabore um algoritmo e o respectivo fluxograma que que leia um numero compreeendido entre 0 e 100, e que seja par. (Um numero é par quando o resto da divisão é zero)

Mostre uma mensagem de erro, se necessário.

Exercício 24: Elabore um algoritmo e o respectivo fluxograma para calcular o factorial de um determinado numero sabendo que:

n = 0      →           1

n ≥ 1      →           n ∗ factorial(n − 1)

Exemplo: factorial(5)=5*4*3*2*1=120

Exercício 25: Elabore um algoritmo e o respectivo fluxograma para determinar se um número é primo

Um número é primo se for apenas divisível por si próprio e pela unidade, por exemplo: 11 é número primo (visto que é apenas divisível por 11 e por 1), enquanto que 21 não é primo, pois tem os seguintes divisores: 1,3,7 e 21.

 

Veja os outros capítulos:

Algoritmia - Técnicas e Linguagens de  Programação - I

Algoritmia - Técnicas e Linguagens de  Programação - II

Algoritmia - Técnicas e Linguagens de  Programação - III

 

Espero que esta sequência sobre algoritmia lhe tenha sido útil!

Até à próxima!

 

Deixem ficar os vossos comentários e sugestões!


Detectou algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a esse artigo? Colabore, clique aqui e ajude a melhorar o conteúdo.