Passar para o conteúdo principal
x

Alternativas ao GitHub

Desde que a aquisição do GitHub pela Microsoft foi confirmada, muitos consideraram o uso de uma alternativa por medo de possíveis políticas que poderiam ser aplicadas pelo gigante de Redmond mais especialmente o chamado 3E. (Embrace, extend, and extinguish). A possibilidade de migração em massa dos projetos no GitHub para outros serviços poderá não ser assim tão elevada pois acarretaria algum trabalho, mas mesmo assim, haverá quem não queira ter nada a haver com produtos que estejam ligados à Microsoft e assim, "Jovens", aproveito a oportunidade para lembrar algumas das alternativas possíveis, com propostas proprietárias e abertas.


GitLab

create-screenshotb.jpg

Esta a plataforma que eu utilizo diariamente!

Será possivelmente o concorrente mais forte que o GitHub tem.

A principal vantagem do GitLab é o fato de ser um software livre, sendo seu código publicado no MIT. Isso permite que ele seja bifurcado e reimplementado nos seus próprios servidores. Por exemplo eu tenho uma o GitLab em Docker nos meus servidores. Por outro lado, a sua interface e modo de funcionamento são semelhantes aos do GitHub, embora com a adição de que ele permite criar repositórios privados de graça, algo que pode servir muito bem para os programadores que não estão interessados ​​em expor seu código e não querem pagar por esse serviço.

Outros recursos são a capacidade de migrar facilmente do GitHub (algo que provavelmente será aprimorado a partir de agora) e planos de pagamento para aqueles que não desejam investir nos seus próprios servidores.

Não podemos esquecer que recentemente o GNOME completou sua migração para o GitLab, levando consigo o GIMP, o que pode ajudar este serviço a ganhar novos seguidores.

 

Bitbucket

bitbucket pull request

Bitbucket é outra alternativa interessante para hospedar código. Pertencente à empresa Atlassian, é proprietário, permitw criar repositórios privados gratuitamente, e suporta a importação do GitHub.

Como pertence à Atlassian, o Bitbucket é altamente integrado com outros gestores de projetos, como Jira, HipChat e Confluence, que pertencem à mesma empresa, o que o torna mais atraente para os programadores de software. De acordo com os seus planos, é gratuito para equipas de até cinco membros, portanto, pode ser útil como ponto de partida e passar para planos de pagamento quando o projeto ou a empresa aumentar de tamanho.

 

SourceForge

SourceForge-768x510.jpg

O SourceForge é um dos casos mais intrigantes para mim, pois à 3 anos atrás, o serviço estava a morrer devido ao excesso de ganância de seus proprietários, mas felizmente, um novo rumo foi dado ao serviço e voltou a ser um dos melhores. Obviamente, a publicidade não desapareceu completamente, porque a empresa por trás dela tem que conviver com algo, mas pelo menos sua política não é mais agressiva para com os utilizadores! Atualmente, muitos projetos de código aberto relevantes dependem do SourceForce.

Destaca-se o recente redesenho do site, que lhe conferiu um visual atraente e moderno.

 

Apache Allura

allura.png

Esta solução é uma solução interessante e gratuita que fornece rastreamento de problemas, comentários de código com marcação. O Apache suporta linguagens Git, Hg e Subversion (SVN). Acompanha as alterações com os diffs codificados por cores e mantem organizado com links de confirmação para outros problemas e sistema de tickets. Permite a criação de páginas wiki internas para documentação e necessidades do utilizador das aplicações. Os artefatos são pesquisáveis e pode facilmente conectar outras  ferramentas.

 

Espero que este artigo lhe tenha sido útil!

Até à próxima!

Deixem ficar os vossos comentários e sugestões!


Detectou algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a esse artigo? Colabore, clique aqui e ajude a melhorar o conteúdo.