Passar para o conteúdo principal
x

Debian 10 Buster

Depois de recentemente ter sido disponibilizada a versão 9.4 do nosso Debian, a comunidade Debian publicou parte do roadmap de desenvolvimento do Debian 10, cujo nome de código será Buster. "Jovens" hoje destacado numa lista, existem três datas indicando que o seu lançamento como estável ocorrerá, a menos que aconteça uma catástrofe, a partir da metade do próximo ano.

Na lista de discussão, pode ser visto que até 12 de janeiro de 2019, o Debian 10 Buster deverá entrar na fase de congelamento da transição, em 12 de fevereiro do mesmo ano, ele terá que entrar na fase de congelamento do software, enquanto que a 12 de março o congelamento será total. A partir daí, a tarefa vai se concentrar no aprefeiçoamento das funcionalidades do software para que ele esteja pronto para ser lançado.

Na verdade, o Debian é bem interessante e em algumas partes bem diferente de qualquer outra distribuição do Linux com a qual eu esteja familiarizado. No Debian existem três principais ramificações - "stable", "testing" e "unstable", com nomes (tirados dos personagens nos filmes Toy Story) dados a cada ramificação, e números atribuídos a cada release à medida que se movem para "stable".

debian_xfce_maxresdefault.jpg
Debian Buster - Xfce

Ainda é cedo para antecipar qualquer coisa concreta do Debian 10 Buster, mas parece certo que o kernel utilizado será no minimo o 4.14 LTS, haverá lugar a instalações automáticas de actualizações de segurança, e que a sessão do GNOME usará o Wayland por padrão.

Além de ter uma data aproximada para o lançamento do Buster como estável, no mesmo email podemos verificar também informações relacionadas ao Bullseye, que corresponde ao Debian 11.

Os analistas e programadores esperam introduzir nesta versão mais testes automatizados e o seu lançamento como estável é esperado que ocorra em 2021. Por outro lado, o nome de código do Debian 12 será Bookworm, um personagem que também apareceu obviamente no Toy Story 3.

Claro que o Debian é o meu sistema favorito e tenho-o instalado em todos os computadores que possuo!!!

Espero que este artigo lhe tenha sido útil!

Até à próxima!

Deixem ficar os vossos comentários e sugestões!


Detectou algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a esse artigo? Colabore, clique aqui e ajude a melhorar o conteúdo.