Passar para o conteúdo principal
x

Debian é mesmo o sistema operativo universal!

Quem gosta de Débian e usa-o regularmente tem agora mais uma arquitectura disponivél!!! "Jovens", hoje trago-lhes uma excelente noticia para o mundo Open Source e Open Hardware, ou seja o Débian já suporta oficialmente o RISC-V!!! O RISC-V é uma arquitetura de conjunto de instruções de fonte aberta (ISA) baseada em princípios estabelecidos de computação de instruções reduzidas (RISC).

O RISC-V é um standard aberto e gratuito que permite uma nova era de inovação do processador por meio de colaboração de padrão aberto que oferece um novo nível de liberdade de software e hardware extensível e livre na arquitetura, abrindo caminho para os próximos 50 anos de design e inovação em computação.

Já se passaram dois anos desde que a arquitetura RISC-V de código aberto emergiu dos laboratórios de computação da UC Berkeley e noutros lugares começaram a aparecer implementações de soft-core projetadas para FPGAs (Field Programmable Gate Array, em português "Arranjo de Portas Programáveis em Campo"). Até agora, o foco tem sido principalmente em processadores tipo MCU (Microcontroller Unit), mas em outubro do ano passado, a SiFive anunciou o primeiro RISC-V baseado em Linux com seu Quad-core de 64 bits Freedom U540 (AKA U54-MC Coreplex).

Ainda é muito cedo para dizer se o RISC-V já rivalizará com o ARM ou o x86, quanto mais com o PowerPC. Mas até agora tem havido uma disposição surpreendente por parte dos principais fornecedores de computadores e semicondutores para experimentar o novo ISA. Os membros da RISC-V Foundation Platinum incluem grandes nomes como Draper, Google, Hewlett Packard Enterprise, IBM, Microsemi, Oracle, Microsoft, Nvidia e Qualcomm.

HiFiveUnleashedBookFOSDEM2018.jpg

"Nós temos trabalhado nas últimas semanas para fazer um (segundo) bootstrap do Debian para RISC-V, e depois de algumas semanas de trabalho duro ele esta pronto e  foi importado para a infra-estrutura Debian, para debian- portos ", disse Manuel Fernandez Montecelo (contribuidor do Debian) neste anúncio.

De acordo com Montecelo, existem atualmente mais de 4.000 pacotes Debian compilados com sucesso para a arquitetura RISC-V de 64 bits (riscv64) na infraestrutura debian-ports, o que é equivalente a aproximadamente 30% dos pacotes do Debian Sid (Unstable). No entanto, o objetivo é portar todos os pacotes Debian que são enviados para os arquivos. No momento, a equipa por trás da porta riscv64 do Debian está a portar cada um desses pacotes para a arquitetura RISC-V de 64 bits quase imediatamente após a sua actualização.

Aqueles que querem executrar o Debian GNU / Linux nos seus dispositivos RISC-V de 64 bits agora podem fazer o download de pacotes Debian rv64gc (.deb) que são compilados e otimizados para a arquitetura riscv64.

O Debian GNU / Linux é atualmente suportado oficialmente nas arquiteturas amd64, i386, arm64, armhf, armel, mips, mipsel, mips64el, ppc64el e s390x.

 

Espero que este artigo lhe tenha sido útil!

Até à próxima!

Deixem ficar os vossos comentários e sugestões!

Detectou algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a esse artigo? Colabore, clique aqui e ajude a melhorar o conteúdo.