Passar para o conteúdo principal
x

Implementação de Dominios, clusters, clouds. (publicos e privados)

As redes com domínio representam o avanço no sentido gestão, controlo e segurança dos grupos de trabalho.

Para que a administração do seu ambiente informático seja consolidada, ela deve basear-se na centralização de recursos de autenticação, perfil de utilizador, políticas de perfil, armazenamento e permissões de acesso aos dados.

Com uma única conta, os utilizadores podem validar-se na rede a partir de qualquer máquina (onde se tenha autorização) para, a partir daí, usufruir dos recursos da rede definidos individualmente para o mesmo.

As redes com domínio trazem, portanto, maiores possibilidades de padronização, controle e uniformização das políticas de informática da empresa, como segurança com foco na autenticação do utilizador; facilidades na implantação de sistemas de backup centralizados; facilidades para organizar e simplificar o acesso aos recursos de sua rede, centralizando-os; reforço na segurança; e controle de acesso dos utilizadores.

Em regra geral é planeada a estrutura dos grupos de trabalho, utilizadores e suas permissões, passando pela estruturação do(s) servidor(es) para compartilhamento de arquivos, internet, impressoras, proteção firewall, serviços de acesso remoto (VPN), estruturas de backup, e seguindo até implantação da rede.
Normalmente estas implementações são destinadas para organizações com mais de 10 utilizadores e dispostas a avançar administrativa e tecnologicamente na sua estrutura informática.

Em consonância com a implementação destas estruturas, podemos dizer, em linhas gerais, que são usadas também ferramentas que permitem gerir, agilizar e automatizar instalações do sistema operativo, tanto para versão cliente como para versão servidor, a implantação das diversas aplicações, reduzindo de forma drástica os tempos de entrega dos posto de trabalho ao utilizador final com todas as ferramentas necessárias.

Podem ser executadas implementações em ambientes Windows Server, Unix, Linux, etc. Conjuntamente, podem ser implementadas soluções de HADR (High Availiability Disastery Recovery).
Podem ainda ser executadas implementações de SGBD IBM DB2 HADR (High Availiability) e de Microsoft SQL Server HADR (High Availiability)
 
Para quem pretenda uma solução totalmente cloud podem ser realizadas implementações para, por exemplo, dominios Azure AD free, Basic ou Premium.
Para quem não prescinda do acesso fisico aos seus dados estas implementações podem ser realizadas nos equipamentos do requerente. Neste tipo de solução é ainda possivél integrar o ambiente fisico com o ambiente cloud, permitindo um outro conjunto de soluções.