Passar para o conteúdo principal
x
Pega2-CubicIDE_vs_FPC.png

Olá a todos novamente!

Neste tutorial iremos começar a fazer o nosso primeiro programa! Quanto a linguagem... bem vamos utilizar o Pascal.

Porquê Pascal? 

Por ter uma sintaxe clara e fácil de ser entendida.

 

Então para se escrever e compilar (transformar o código escrito num arquivo executável), podemos utilizar o freepascal que se pode obter aqui, mas se quisermos e de uma forma muito simples podemos aceder a um compilador de Pascal on-line no endereço http://rextester.com/l/pascal_online_compiler.

Utilizando o seguinte algoritmo:

algoritmo ola_mundo

inicio

   escreva("Olá, Mundo! Estou a seguir um tutorial da Inovarium!!!")

Fim

Vamos tentar executar-lo no pascal com o código seguinte;

program ola_mundo;
 
begin
   write('Olá, Mundo! Estou a seguir um tutorial da Inovarium!!!');
end.

 

pascal_1.png

Vamos agora explicar passo-a-passo este primeiro programa.

Na primeira linha, temos Program ola_mundo; Esta linha define o nome do nosso programa, da mesma forma que definimos o nome do nosso algoritmo na primeira linha dele.

Verifique que, os comandos do Pascal terminam com ; e este não forem colocados no fim de cada instrução o programa não será compilado e ocorrerá um erro.

Na linha seguinte temos o Begin, que corresponde ao início do programa.

Os comandos do nosso programa começarão a ser escritos a partir deste Begin. Ele não tem ; porque não é um comando, mas uma indicação do inicio de uma area de processamento.

De seguida, temos o comando write('Olá, Mundo! Estou a seguir um tutorial da Inovarium!!!'); que corresponde ao escreva("Olá, Mundo! Estou a seguir um tutorial da Inovarium!!!").

Verifique que básicamente o programa em pascal é a mesma coisa que o algoritmo, apenas com a diferença de que no Pascal os comandos são em inglês. Outra diferença é que na linguagem Pascal o texto deve vir entre aspas simples ‘ enquanto que no algoritmo ele vem entre aspas duplas “. Também não se deve esquecer de colocar o ponto e vírgula no final do comando.

Para finalizar, temos End. que indica o final do programa. Este End deve sempre ser acompanhado do ponto final, indicando que o programa termina nesse ponto.

 

Agora deixo um desafio...

Será que consegue prosseguir no estudo do pascal executando os exercícios que se encontram nesta ligação?

 

Espero que esta tutorial sobre pascal lhe tenha sido útil!

Até à próxima!

 

Deixem ficar os vossos comentários e sugestões!


Detectou algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a esse artigo? Colabore, clique aqui e ajude a melhorar o conteúdo.