Passar para o conteúdo principal
x

lbry.io - Open Source e armazenamento descentralizado!!!

"Jovens", hoje trago-lhes o lbry.io uma alternativa Open Source e com armazenamento descentralizado, que usa tecnologia blockchain e que permite que os utilizadores publiquem conteúdo e sejam  pagos por isso. As pessoas que usam o serviço da LBRY podem monetizar o seu material publicado com o sistema de pagamentos integrado.

O conceito une as grandes vantagens técnicas dos serviços Bitcoin e BitTorrent para pessoas que desejam compartilhar conteúdo.

Jeremy Kauffman e Mike Vine, fundadores do projecto, queriam descentralizar a forma como as coisas são partilhadas e publicadas em toda a Internet. Os dois acreditam que não existe um sistema que atenda às necessidades dos indivíduos, recompensando o artista directamente. As organizações e plataformas tradicionais que fornecem várias formas de multimédia on-line, livros, música, video e cinema, monopolizaram o estado do mercado, e é cada vez mais difícil para um artista crescer e se destacar. Sem nenhum ponto de autoridade, o sistema da LBRY dá aos indivíduos o controlo sobre o seu material, em vez de estarem sujeitos a regras que eles nunca concordaram como as grandes restrições de copyright, embora existam restrições legais no projecto LBRY.

Possui um sistema de moeda digital (Bitcoin / LBRY Credits) para pagamentos embutidos. Quando publica uma parte do conteúdo, pode definir um preço para o utilizador fazer o stream ou fazer o download. A maior parte desse pagamento vai para si e uma parte vai para os hosts que armazenam os arquivos. Ninguém mais recebe! Existe a intenção de suportar dolares americanos para pagamentos.

 

Embora exista tecnicamente uma preocupação que é a "velocidade de entrega", uma vez que o download começa, tem uma velocidade razoável, mas o inicio  parece sempre demorar um pouco...

"Assemelha-se ao BitTorrent nas formas em que os dados são realmente transferidos. O LBRY é guiado por uma tabela de hash distribuída bastante semelhante à que o BitTorrent usa. Também foi inspirado pelo BitTorrent em que o BitTorrent é geralmente uma comunidade de pessoas interessadas em compartilhar o acesso à informação e conhecimento. A LBRY compartilha os mesmos objetivos e amplia os torrents existentes como forma de inicializar a sua rede."

 

Espero que este artigo lhe tenha sido útil!

Até à próxima!

Deixem ficar os vossos comentários e sugestões!

Detectou algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a esse artigo? Colabore, clique aqui e ajude a melhorar o conteúdo.