Passar para o conteúdo principal
x

LibreOffice 6.1 Já em Agosto!

A "The Document Foundation" está mesmo empenhada no desenvolvimento do LibreOffice! Ainda recentemente foi disponibilizada a versão 6.0 da suite de escritório e já está planeada a nova release da ferramenta para Agosto, prometendo novos recursos para o software de código aberto! (Veja as notas da relase)

Sabendo que o LibreOffice é utilizado em milhoes de computadores em todo o mundo, nas mais diversas plataformas, a versão 6.1 do LibreOffice será a primeira grande actualização que promete trazer novos recursos e melhorias! Entre estas melhorias vamos encontrar dicas on-line opcionais sobre as mudanças efectuadas.

O Writer vai ter uma actualização à lista de estilos, que poderá ser acedida a partir do sub menu de Estilos no menu de contexto, a capacidade de inserir números de página nos documentos, suporte para formato de texto vertical usado pelo idioma chinês tradicional entre outras melhorias.

A interface do Calc também vai receber algumas novas opções no menu de contexto, validação de dados e formatação condicional que foram projectadas para funcionar se o cursor do rato estiver num intervalo definido, num campo com atributo de validação, e num campo que tenha uma condição, respectivamente. A capacidade de classificar imagens no Calc é outra novidade.

Por outro lado, parece que o LibreOffice 6.1 promete melhorar ainda mais a componente Online, que permite aos utilizadores usar a funcionalidade básica do LibreOffice através de um navegador da Web, adicionando novos recursos. O Writer do receberá várias novas caixas de diálogo, incluindo "Find & Replace", "Spelling & Grammar", "Word Count", "Bullets & Numbering", "Edit Style", "Hyperlink Dialog", "New Special Character", "Index Entry", "Paragraph, Character" e "Table Properties".

O Calc, por outro lado, permitirá que os utilizadores adicionem um auto-filtro e suporte a filtragem de itens através do menu do auto-filtro, bem como uma caixa de diálogo para formato de celula. Por fim, o LibreOffice 6.1 irá adicionar novos idiomas e locais, melhorar o suporte ao idioma e as ferramentas de revisão.

800px-AutoFilterDialog.png
Auto-filtro do LibreOffice 6.1

O LibreOffice 6.1 estará disponível para testes públicos já na primavera, sensivelmente no final de abril, e entrará em estágios beta de desenvolvimento na última semana de Maio. A versão final deverá chegar na segunda semana de Agosto de 2018, que será suportada com até seis atualizações de manutenção até o final da vida em 29 de Maio de 2019.

 

800px-Collabora-Online-Calc-Grouping-01.png
LibreOffice On-Line

 

Espero que este artigo lhe tenha sido útil!

Até à próxima!

Deixem ficar os vossos comentários e sugestões!

Detectou algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a esse artigo? Colabore, clique aqui e ajude a melhorar o conteúdo.