Passar para o conteúdo principal
x

Mudar de Distribuição Linux?

É comum os utilizadores de Linux experimentarem diversas distribuições, e cheguei recentemente a um ponto em que tive que pensar se estaria realmente bem com a minha distribuição Debian, daí ter iniciado um conjunto de testes em diversas distribuições. Quando me iniciei em Linux trabalhei essencialmente com o Red Hat na vertente servidor e fiquei por ai um bom par de anos.

Durante todos estes anos testei distribuições como o Suse, openSuse, Mandrake (Mandriva), Knopix, Alpine, Ubuntu, Arch, Manjaro (que gosto bastante e tenho instalado no meu portátil!!!), entre muitas outras. 

Mas desde 2002 que uso o Debian, para ser a minha distribuição principal para implementação nos mais diversos projectos, quer pessoais quer profissionais!

linux.jpg

Nos primeiros anos, entre os problemas de compatibilidade de hardware, bugs de software, tive algumas alturas um pouco desanimadoras, mas actualmente muitas distribuições são muito bem suportadas, sem problemas de compatibilidades!

Neste percurso e à medida que a minha jornada progredia, apercebi-me que, testava, falava e apresentava a distribuição mas a minha abordagem para escolher era essencialmente a estabilidade e segurança do sistema! (E ainda hoje assim é)

O Debian supera quase todas as distribuições em estabilidade, e é excepcionalmente leve!!! Irónicamente, a sua solidez é a razão pela qual muitos não gostam dele! Por não "abanar" as coisas! Embora o kernel padrão do Debian tenha tudo o que a maioria de nós necessita para suportar os recursos habituais, pode sempre mudar para um kernel mais "recente" para Testing ou Unstable e depois vai reduzir a estabilidade do sistema. Mas quando não quero estabilidade total ai vou para o Arch, ou o  Manjaro!

Outra distribuição que eu gosto é openSuse, especialmente porque é considerada de segurança. Sendo o Leap para uma experiência suave e estável, e Tumbleweed para a emoção das actualizações mais recentes. Parece-me que o Leap é rigido como o Debian, e Tumbleweed pode ser mais volátil como Arch.

linux_picking_distro.png

Como estes que falei são bastante conhecidos por todos, pensei em fazer estas "mini-reviews"; O Elementary OS; O Deepin Linux; O Solus Linux; Pois são distribuições que têm vindo a somar pontos ao longo dos ultimos tempos.

Mas a conclusão a que chego é que infelizmente não são distribuições suficientemente seguras e confiáveis!

Mas não são seguras nem confiáveis porquê?

Primeiro porque são projectos muito recentes, têm equipas pequenas de desenvolvimento como é o caso do Solus e do Elementary e poderão desaparecer rapidamente como já aconteceu anteriormente com muitos projectos promissores, a segurança nestas distribuições é também no mínimo questionável.

No caso do Deepin, embora suportado por uma empresa, é uma distribuição chinesa e como todos sabemos a China é conhecida pela censura que aplica e logo a monitorização que pode ser feita ao utilizador... Sendo eu alguém que se preocupa com a segurança e privacidade  da minha informação, sou bastante céptico sobre este sistema.

Como o sistema operativo é um elemento essencial nas nossas vidas digitais, os utilizadores precisam confiar nele a 100%. Windows e OS X têm portas traseiras e não são dignos de confiança, então porquê arriscarmos também com distribuições que não conhecemos bem, ou ainda não provaram ser confiáveis?

Para concluir a distribuição que saiu vitoriosa é o Debian novamente, porque oferece estabilidade e acima de tudo a preciosa segurança que procuro! Quando me quero divertir um pouco mais vou até ao (Arch) Manjaro que é outra distro que passei a gostar. Por vezes vou também até ao mundo Suse e Red Hat, Fedora e CentOS, embora com menos frequência...

O meu passeio através do ecossistema Linux levou-me a dar uma volta por diversas distribuições, mas acabei com as distribuições do costume... Mesmo assim, aprendi muito no processo, e encontrei sistemas que estão bastante avançados mas isso não significa que deva usá-los para o seu sistema base! Se quiser use-os talvez, mas apenas para o modo exploratório!

Não confie os seus dados pessoais ou profissionais a qualquer distribuição!!!

 

Espero que este artigo lhe tenha sido útil!

Até à próxima!

Deixem ficar os vossos comentários e sugestões!

Detectou algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a esse artigo? Colabore, clique aqui e ajude a melhorar o conteúdo.