Passar para o conteúdo principal
x

O Solus Linux

Hoje, "jovens" na senda das experiências de distribuições Linux trago-lhes o Solus Linux! O Solus OS é uma distribuição Linux independente bastante impressionante que está disponível em 3 "modos"; BUDGIE, GNOME E MATE. O Solus OS funciona bastante bem como um sistema de desktop. Gostei do especialmente Budgie Desktop que é leve e bonito. O tema, os icons e a fonte estão realmente bem definidos, misturando-se muito bem com a área de trabalho.

O Solus OS, assim como o Elementary e o Deepin, reconheceu todos os dispositivos que eu conectei ao PC sem dificuldades. Os discos rígidos externos, o disco flash USB funcionam, máquina fotográfica, etc. O Solus traz instalados por padrão, o Mozilla Firefox, LibreOffice, Thunderbird, Rhythmbox music player e Gnome MPV video player.

solus.png

O Solus, tal como o Deepin e o Elementary, vem com seu próprio gestor de software. É leve e fácil de usar. MAS, e aqui um grande, mas... Foi muito lento quando tentei instalar software a partir da secção de terceiros. Instalações muito lentas... Não sei se tive apenas azar...

Como o Solus não usa nem deb nem rpm é um problema instalar software quando eles não existem nos repositórios.

 software-center-d3-mockup-1.png

O Solus tem algumas características para se tornar uma boa distro mas ainda há muitas coisas que podem ser melhoradas e corrigidas... Não me pareceu ainda suficientemente "maduro". Espero que nos futuros lançamentos, possamos ter um sistema Solus muito melhor.

Mas tal como na reviews do Elementary e do Deepin ainda não é desta que mudo de sistema.

Para além do problema da segurança que já abordei anteriormente ainda não me parece um sistema totalmente estável para depositar a minha confiança total!!!

Espero que este artigo lhe tenha sido útil!

Até à próxima!

Deixem ficar os vossos comentários e sugestões!

Detectou algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a esse artigo? Colabore, clique aqui e ajude a melhorar o conteúdo.