Passar para o conteúdo principal
x

Open Hardware?

Ontem trouxe-vos um artigo sobre o Debian que está já preparado para executar em RISC-V (risc five) e hoje "jovens" trago-lhes uma definição mais concreta do que é o RISC-V e o que é o Open Hardware. Além do "software open source" que todos nós já ouvimos falar, há uma outra categoria de código aberto conhecido como ou "hardware aberto" ou "Open Hardware". É fácil entender o software de código aberto, mas e o hardware???

Aqui está uma explicação básica e simples do que é "Open Hardware" e que benefícios pode trazer à sociedade.

Definição de hardware de código aberto

Talvez possa até adivinhar corretamente pelo seu nome que "Open Hardware" faz parte da cultura de código aberto. Para ser mais preciso:
"Open Hardware ou hardware livre refere-se às especificações de design de um objeto físico que está autorizado, de tal forma que qualquer pessoa pode estudar, modificar, criar e distribuir o objeto".

Screenshot-12142014-031338-PM

Como tudo começou?

A resposta óbvia seria que o hardware de código aberto começou como uma resposta à crescente popularidade do software de código aberto, mas na verdade isso é incorreto. É mais correto dizer que o conceito de hardware de código aberto existe há muito tempo e apenas o nome é novo.

Por exemplo, plantas, esboços e diagramas para móveis e eletrodomésticos são habitualmente encontrados no "pacote" que você comprou. Claro, há uma diferença, porque eles geralmente não têm o direito de modificar, incorporar num projecto ou até vender o projeto, então tecnicamente isso não é hardware open source, mas o conceito está lá.

Da mesma forma, os computadores dos anos 70 e 80 foram vendidos com diagramas e outras documentações que permitiam aos utilizadores personalizá-los.

No entanto, o passo mais importante que marcou o início de hardware aberta e moderna foi, provavelmente, em 2015, quando a Sun Microsystems disponibilizou as especificações do seu microprocessador UltraSPARC T1.

Agora, 13 anos depois, podemos encontrar milhares de designs de código aberto online. Por exemplo, o OpenHardware é um dos lugares onde os novos designs de hardware aberto são publicados diariamente.

 

Quais os benefícios do hardware de código aberto?

Os benefícios do hardware de código aberto são numerosos....

A "novidade" fica mais acessível a todos!!! O grande benefício do hardware de código aberto para a sociedade é que ele acciona o progresso ao tornar novos designs acessíveis a todos os envolvidos. Quando o design de hardware está disponível gratuitamente, isso certamente o torna mais popular. Leva a designs mais aprimorados. Quando todos podem ver o diagrama de design, as falhas de design são mais fáceis de detectar e as melhorias de design são mais prováveis. (Podemos detectar mais fácilmente falhas de design e evitar "acidentes")

Abrir novos mercados, embora seja fácil entender por que os grandes fabricantes não estão interessados na divulgação de sua propriedade intelectual de graça, alguns dos gigantes tecnológicos estão presentes e participam activamente na RISC-V Foundation.

Muitas vezes um cliente gosta de um produto, mas há alguns aspectos com os quais ele não está totalmente satisfeito, embora seja mais complicado do que no open source software, um utilizador pode fazer modificações no produto porque seu design aberto a isso permite...

 

O hardware de código aberto tem um grande potencial.

Actualmente pode não ser tão popular quanto o software livre, mas espera-se que isso se altere nos próximos anos. Com os inúmeros benefícios que o hardware aberto traz para a sociedade,  certamente se irá tornar muito importante no futuro! Já imaginaram novos dispositivos móveis de hardware aberto? Computadores pessoais? Computadores de bordo para os automóveis? Podemos aplicar hardware de código aberto em tudo!

 

Espero que este artigo lhe tenha sido útil!

Até à próxima!

Deixem ficar os vossos comentários e sugestões!

Detectou algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a esse artigo? Colabore, clique aqui e ajude a melhorar o conteúdo.