Passar para o conteúdo principal
x

Oracle JAVA 11 já não é grátis?! E agora?!?!?!

A Oracle lançou na passada terça-feira o Java 11, mantendo o ritmo de lançamento de seis meses implementado há um ano com o Java 9. É o primeiro lançamento de "Long Term Support" (LTS).

Mas atenção não caia na "ratoeira" que está montada. (Não sei intencionalmente ou não)


Durante mais de 20 anos, os programadores java utilizaram, na sua grande maioria (eu incluido), o JDK da Oracle. Digite "JDK" no seu motor de busca favorito, e o link principal será para uma página de download do java da  Oracle. Mas atenção que essa busca agora vai leva-lo a uma pequena armadilha...

A armadilha é a seguinte:

  • Faça o download do Java da Oracle(porque é isso que você sempre fez, e é o que a pesquisa na web lhe indica)
  • Use-o em produção (porque não percebeu/leu a alteração à licença)
  • Recebe mais tarde um telefonema desagradável das equipes de aplicação de licenças da Oracle

Noutras palavras, o JAVA passou a ser um produto comercial, o qual vai conter algumas funcionalidades especificas, e é necessário o pagamento de uma licença de utilização, com a excepção da versão JDK para desenvolvimento / testes / demonstrações.

Então agora vamos necessitar de pagar para usar o JAVA?! Calma... não é bem assim...
Então há uma solução???? Sim! A solução até é bastante simples felizmente!!!

Use uma versão do OpenJDK.

OpenJDK

Além da versão comercial do JDK, a Oracle produz uma versão do de código aberto, exactamente com o mesmo código base, que não tem qualquer custo e curiosamente é mais utilizado pelos programadores!!!

O OpenJDK e o Oracle JDK são implementações da mesma especificação Java transmitida pelo TCK (Java Technology Certification Kit).
Outros fornecedores implementaram o TCK aprovado, como por exemplo a IBM, o que quer dizer que nada de crucial faltará às implementações do OpenJDK e que a maioria, apostaria em mais de 90%, do código escrito funcionará na perfeição.

Mas atenção a quem está ainda no Java 8 e precisa de migrar para Java 11 pois o suporte acaba em Janeiro de 2019, pois existem alguns módulos que foram separados e removidos da implementação base, como é o caso do JavaFX, JAX-WS, JAX-RI, entre outros... Mas não é preocupante!!! Pesquise um pouco e rápidamente encontrará a solução!

Actualmente só existe uma versão do OpenJDK, que pode ser obtido aqui, mas a breve termo existirão outras versões como a do AdoptOpenJDL.

 

Para instalar o OpenJDK11 em Linux siga o meu tutorial aqui.

 

Espero que este artigo lhe tenha sido útil!

Até à próxima!

Deixem ficar os vossos comentários e sugestões!


Detectou algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a esse artigo? Colabore, clique aqui e ajude a melhorar o conteúdo.