Passar para o conteúdo principal
x

Porque não uso o Windows?

Sou utilizador do Linux há muitos anos e como qualquer sistema por vezes também há coisas que são mal feitas no Linux... Mas então porque não usas o Windows 10??? "Jovens", isso é a pergunta que toda a gente me faz.. ou melhor, quem não me conhece!!! E a resposta é simples: Porque entendo que o Windows não presta!

Não é a primeira vez que falo no assunto mas a coisa que mais odeio no Windows é a instalação automatizada de aplicações e jogos promovidos pela Microsoft, para além do seu maravilhoso sistema de actualizações!

Odeio mesmo aquele sistema de actualizações!!!

Instalei já algumas vezes o Windows em VM ou numa máquina física, e o grande problema é que mesmo que se remova todo o "crapware" que lá vem instalado, desactive estas instalações, ocasionalmente estas aplicações reaparecem miraculosamente! Sim reaparecem miraculosamente por causa do maravilhoso sistema de actualizações do sistema operativo. Para resolver estas instalações só com introdução de registos especiais no Registry do windows... Acham isto viável? Eu não!!!

Mas isto caros amigos é só uma pequena fracção do problema, pois as actualizações quase diárias do windows poem-me os nervos em franja... e o pior é que têm de ser instaladas forçosamente.

Um exemplo (fictício para mim mas real para muito): "...preciso de arrancar com um Windows para fazer uma factura a este cliente... oh não... a actualizar o sistema..."

Nada, mas mesmo nada é mais frustrante do que uma mensagem como esta ao fim de 5 minutos... e o cliente à espera...

Nothing-is-more-frustrating-than-having-a-time-consuming-update-take-even-more-time-to-uninstall.jpg

Após as actualizações é quase sempre necessário dar suporte a alguém porque ou deixou de imprimir, ou deixou de digitalizar, ou ficou muito lento, ou então nem sequer reage quando se clica no icon, ou nem seque arranca e tem que se fazer um restore... entre muitos outros problemas...

Eu admito que sou mimado no linux e no seu sistema de instalação de pacotes de software, seja ele YAST, dpkg, Flatpac, seja ele qual fôr! No Linux, eu muito raramente tenho que navegar até um site apenas para fazer o download de uma aplicação. Em vez disso, uso o sistema de gestão de pacotes de pacotes da minha distribuição Linux e simplesmente digo ao meu sistema o que instalar...

linux-package.png

No Windows, 99 em cada 100 vezes eu tenho que navegar para um site apenas para baixar a aplicação que desejo e instala-la como fazia à 20 anos utilizando um "wizard", ou seja utilizando um conceito completamente obsoleto! Claro que há a Windows Store mas nunca foi um bom sitio para encontrar software... nunca!

A outra vertente muito negativa no Windows é ser uma verdadeira incubadora para malwares e todos os assunto relacionados com segurança... (veja este artigo)

O Sistema de notificações é simplesmente hediondo! com aquela barra lateral a manter cerca de 10 notificações sendo que muitas dela são completamente inúteis!

Windows-10-Action-Center-notifications-1024x683

Sempre que eu falo nos custos de licenciamento do Windows fico de queixo caído... como é possivél pagar 120€ ou 130€ por um sistema que para além de ter estes problemas que já falei nos espia?!

Para ser honesto, não uso o Windows e assim não tenho preocupações com a privacidade na utilização do Windows, mas é claro e está bem documentado que a Microsoft nos espia, se bem que o utilizador pode "desligar" essas "funcionalidades" nas configurações do sistema... mas acredita que mesmo assim não há dados que são estrategicamente enviados fora do seu controlo?

Veja as coisas que o Linux faz melhor que o Windows aqui.

Já consideras-te o OS X?

Sim já considerei o OS X, mas alguns dos problemas do Windows também estão presentes no OS X... as questões de privacidade não estão muito bem esclarecidas, não tendo assim uma confiança absoluta.

Embora seja um sistema mais "pequeno" quer como sistema propriamente dito quer como base instalada, também tem alguns problemas de segurança, no entanto tem menos probabilidade de ser atacado que o Windows mas começa a ser um alvo apetecível pelos atacantes.

Tem custos de aquisição! Havendo uma alternativa sem custos, eu prefiro essa alternativa...

Então que sistema usas?

Linux!

Mais precisamente Debian na maioria das situações mas também uso SUSE ou Red Hat... dependendo um pouco do contexto onde será inserido o sistema!

Mas uso Linux acima de tudo pela estabilidade e segurança do sistema, pois para trabalho preciso de ter uma solução robusta! Não tenho medo de ligar o computador e ele desatar a fazer actualizações infindáveis, não me preocupo com invasões de privacidade, não estou sempre a gastar dinheiro para actualizar o anti-virus...

Uso o Linux pela sua filosofia de código aberto em que nós podemos analisar, estudar o código e se necessário adaptar ás nossas necessidades.

Uso o Linux porque me dá segurança!

E existem aplicações no Linux compatíveis com aquelas que se usam no Windows?

CLARO!!!!

Existem centenas de aplicações no Linux que fazem o que precisa no Windows, por exemplo, veja este artigo sobre editores de Imagem e este artigo sobre editores de video.

 

Eu recomendo sempre a utilização de uma distribuição mais conservadora e segura, como é o exemplo das que já falei anteriormente. Experimente por exemplo o Debian que é totalmente livre e sem custos! Siga o tutorial de instalação aqui.

 

Espero que este artigo lhe tenha sido útil!

Até à próxima!

Deixem ficar os vossos comentários e sugestões!


Detectou algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a esse artigo? Colabore, clique aqui e ajude a melhorar o conteúdo.