Passar para o conteúdo principal
x
Summit - A supermáquina!

"Jovens" hoje trago-lhes o supercomputador mais rápido do planeta. O Laboratório Nacional de Oak Ridge (ORNL) e o Departamento de Energia dos EUA apresentaram o Summit, o supercomputador mais rápido do mundo.

Porque é que não uso o Ubuntu?

Embora tenha tido diversas vezes contacto com o Ubuntu ele não é o meu sistema... como todos sabem o meu sistema é o Debian. A distribuição Ubuntu GNU / Linux está entre nós desde 2004 e a sua aparição foi como um furacão na comunidade de utilizadores do Linux e todos sabem que uma grande maioria das distribuições que vemos hoje em dia são derivadas do Ubuntu... (Não sei bem o porquê...)

Debian com suporte para inicialização segura

"Jovens", embora o Debian seja uma das distribuições mais populares e utilizadas, ela ainda não possui suporte para inicialização segura (Secure Boot). O suporte para a característica UEFI não chegou a tempo para o Debian Stretch, embora isso não signifique que os esforços da comunidade para incorporá-lo tenham sido abandonados.

Debian 10 Buster

Depois de recentemente ter sido disponibilizada a versão 9.4 do nosso Debian, a comunidade Debian publicou parte do roadmap de desenvolvimento do Debian 10, cujo nome de código será Buster. "Jovens" hoje destacado numa lista, existem três datas indicando que o seu lançamento como estável ocorrerá, a menos que aconteça uma catástrofe, a partir da metade do próximo ano.

Microsoft disponibiliza o Azure Sphere... baseado em Linux!!!

A Microsoft que outrora disse que o linux era um cancro, anunciou ontem a disponibilização de um sistema baseado em linux para promover segurança nos dispositivos internet das coisas! Hoje, "jovens" trago-lhes uma nova solução para criar dispositivos MCU conectados e altamente seguros.

Ubuntu no IBM LinuxOne Rockhopper II

A IBM anunciou recentemente o IBM z14, modelo ZR1, e LinuxONE Rockhopper II, uma expansão para uma família de servidores IBM Z, e "jovens" foi também anunciada no passado dia 11 que o Ubuntu vai estar disponivel para o LinuxONE Rockhopper II. A IBM tem trabalhado em estreita colaboração com a Canonical para garantir que o Ubuntu esteja disponível nos recém-anunciados servidores IBM Z e LinuxONE, o que inclui a próxima atualização 18.04 que será  lançada a 26 de abril.

Debian é mesmo o sistema operativo universal!

Quem gosta de Débian e usa-o regularmente tem agora mais uma arquitectura disponivél!!! "Jovens", hoje trago-lhes uma excelente noticia para o mundo Open Source e Open Hardware, ou seja o Débian já suporta oficialmente o RISC-V!!! O RISC-V é uma arquitetura de conjunto de instruções de fonte aberta (ISA) baseada em princípios estabelecidos de computação de instruções reduzidas (RISC).

SUSE [SLED - openSUSE]

"Jovens", quem me conhece sabe que sou um utilizador quase em exclusivo de Debian, mas que também gosto imenso de usar, experimentar e revisitar algumas outras distribuições... A Red Hat e a SUSE têm sempre a minha atenção e regularmente uso as suas ditros para uso profissional...

25 anos Red Hat e a contribuição Open Source

Hoje "jovens", trago-lhes os 25 anos da Red Hat!!! Que quando me iniciei em Linux, o Red Hat era a distribuição que eu usava! O Red Hat é certamente uma das principais alternativa que considero para projectos de maior envergadura.

GNOME no rumo ideal?

"Jovens", todos nós já sabemos que o GNOME tornou-se um ambiente que não deixa de gerar discussões entre os utilizadores do Linux. A sua perspectiva inovadora e diferente também lhe trouxe muitos detractores, não só entre os seguidores de outros ambientes, o que seria espectável, mas também pelas pessoas que decidiram mudar depois das alterações que destruíram o conceito do GNOME 2, assim com elementos do próprio projecto.

Subscribe to Linux