Passar para o conteúdo principal
x
Que futuro para o java?

O OpenJDK começou como uma implementação gratuita e de código aberto da Plataforma Java, Standard Edition, como resultado de uma iniciativa de 2006 da Sun Microsystems. No JavaOne 2006, a Sun anunciou que o Java e o núcleo da Plataforma Java seriam de código aberto!

Oracle JAVA 11 já não é grátis?! E agora?!?!?!

A Oracle lançou na passada terça-feira o Java 11, mantendo o ritmo de lançamento de seis meses implementado há um ano com o Java 9. É o primeiro lançamento de "Long Term Support" (LTS).

Mas atenção não caia na "ratoeira" que está montada. (Não sei intencionalmente ou não)

Alternativas ao GitHub

Desde que a aquisição do GitHub pela Microsoft foi confirmada, muitos consideraram o uso de uma alternativa por medo de possíveis políticas que poderiam ser aplicadas pelo gigante de Redmond mais especialmente o chamado 3E. (Embrace, extend, and extinguish).

Open Hardware?

Ontem trouxe-vos um artigo sobre o Debian que está já preparado para executar em RISC-V (risc five) e hoje "jovens" trago-lhes uma definição mais concreta do que é o RISC-V e o que é o Open Hardware. Além do "software open source" que todos nós já ouvimos falar, há uma outra categoria de código aberto conhecido como ou "hardware aberto" ou "Open Hardware". É fácil entender o software de código aberto, mas e o hardware???

Aqui está uma explicação básica e simples do que é "Open Hardware" e que benefícios pode trazer à sociedade.

Mozilla Thunderbird 60

Quem disse que o Thunderbird está a desaparecer? A Mozilla planeia lançar a 60ª versão de seu cliente de e-mail, calendário e de notícias de código aberto multi-plataforma, que apresentará uma infinidade de novos recursos e melhorias.

lbry.io - Open Source e armazenamento descentralizado!!!

"Jovens", hoje trago-lhes o lbry.io uma alternativa Open Source e com armazenamento descentralizado, que usa tecnologia blockchain e que permite que os utilizadores publiquem conteúdo e sejam  pagos por isso. As pessoas que usam o serviço da LBRY podem monetizar o seu material publicado com o sistema de pagamentos integrado.

LibreOffice 6.1 Já em Agosto!

A "The Document Foundation" está mesmo empenhada no desenvolvimento do LibreOffice! Ainda recentemente foi disponibilizada a versão 6.0 da suite de escritório e já está planeada a nova release da ferramenta para Agosto, prometendo novos recursos para o software de código aberto! (Veja as notas da relase)

Ainda há razões para utilizar o Microsoft Office?

Após o lançamento do LibreOffice 6.0, mais tarde ou mais cedo era necessário fazer uma pequena analise comparativa com o Microsoft Office 2016! Embora o Office seja a ferramenta de escritório de referência, o LibreOffice apresenta-se como uma alternativa muito sólida! Como as vantagens da adopção de software livre são claras e por diversas vezes já referenciadas, quero concentrar-me nas características de cada uma das soluções. 

E as aplicações mais populares no Linux são...

O LinuxQuestions, um dos maiores grupos de Linux da internet com mais de 550.000 membros, acabou de publicar os resultados da sua última pesquisa sobre as aplicações com mais utilização no desktop Linux. A maior parte das primeiras escolhas não nos trazem surpresas siginificativas.

Como o código aberto mudou os 20 ultimos anos

O software de código aberto está presente na nossa vida e muitos de nós nem sequer se apercebem o quão importante ele se tornou!

Os servidores Linux e BSD suportam os nossos sites, lojas on-line, redes corporativas, dispositivos móveis, computadores pessoais, super-computadores, entre imensas outras aplicações...

Subscribe to Open Source