Passar para o conteúdo principal
x

Ubuntu no IBM LinuxOne Rockhopper II

A IBM anunciou recentemente o IBM z14, modelo ZR1, e LinuxONE Rockhopper II, uma expansão para uma família de servidores IBM Z, e "jovens" foi também anunciada no passado dia 11 que o Ubuntu vai estar disponivel para o LinuxONE Rockhopper II. A IBM tem trabalhado em estreita colaboração com a Canonical para garantir que o Ubuntu esteja disponível nos recém-anunciados servidores IBM Z e LinuxONE, o que inclui a próxima atualização 18.04 que será  lançada a 26 de abril. Esse avanço tecnológico vai ainda mais além da distribuição Ubuntu Linux, e também vai disponibilizar o portfólio completo da Canonical, incluindo OpenStack, Distribuição de Kubernetes®, LXD e Juju.

DE759lqWAAAInXz.jpg

 

As empresas, analistas e programadores têm agora a opção de usar o mesmo conjunto de ferramentas baseadas no Ubuntu para criar e implantar aplicações que desfrutam hoje, mas para uma escala significativamente maior num único sistema. Entre outras vantagens, a IBM também anunciou que os novos sistemas oferecem “uma infraestrutura certificada Docker para Docker EE com gestão integrado e escala testada em até 330.000 contêineres Docker - permitindo que os analistas e programadores componham aplicações de alto desempenho e adoptem uma arquitetura de micro-serviços sem latência ou restrições de escala”.

Esta nova solução não é apenas escalável verticalmente, mas também é acompanhada de segurança aprimorada. A IBM explicou ainda que esses sistemas são “capazes de processar mais de 850 milhões de transações totalmente criptografadas por dia em um único sistema” e que “os novos mainframes não têm necessidade de espaço, arrefecimento ou energia especiais, mas ainda fornecem criptografia inovadora e segura da IBM. Tecnologia Service Container para dados seguros que operam em escala maciva.

"A Canonical começou esta jornada com a IBM há dois anos e nós vimos um tremendo progresso em um período de tempo relativamente curto", disse Regis Paquette, chefe de alianças de tecnologia de nuvem global da Canonical. "Estamos entusiasmados por agora permitir a plataforma de scale-up da IBM com automação e capacidades nativas completas na nuvem, aproveitando ao mesmo tempo o melhor ambiente seguro da sua classe".

 maxresdefault.jpg

Obviamente, o objetivo da Canonical não são obviamente os utilizadores finais, mas empresas! É este mercado que a Canonical procura, e pretendem por isso "vender" suporte e serviços rivalizando com as gigantes Red Hat e SUSE.

Além do ZR1 Modelo z14 acima mencionado e LinuxONE Rockhopper II, pretende incluir a integração com o próximo sistema de gestão de geração LXD, OpenStack, as aplicações e serviços de ferramentas de modelagem e a implementação recipientes Juju Kubernetes Canonical. O objetivo é cobrir ambientes como as nuvens híbridas. Além disso, o novo sistema IBM também inclui uma infraestrutura Docker certificada para o Docker Enterprise Edition, capaz de expandir até 330.000 contêineres.

Aparentemente a versão a ser incluída do Ubuntu será a 18.04 LTS, que passará em breve a ser a versão de refereência!

Esta colaboração entre a Canonical e a IBM é algo novo? A realidade é que não pois existem uma serie de projectos que têm sido desenvolvidos em conjunto.

Espero que este artigo lhe tenha sido útil!

Até à próxima!

Deixem ficar os vossos comentários e sugestões!

Detectou algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a esse artigo? Colabore, clique aqui e ajude a melhorar o conteúdo.